Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Heitor de Paola e ao advogado do Mídia sem Máscara que atenciosamente me avisaram de que este artigo poderia trazer-me problemas legais. Retirei um trecho e creio estar salvo de processos.
Fui convidado para escrever o primeiro editorial do Blogs Coligados. Na época, era o auge do PCC e o assunto não podia ser outro que não o crime organizado. Fui demovido a publicá-lo por muitos, com as mais esfarrapadas desculpas e algumas preocupações sérias. No final, desisti por medo. Acabo por publicá-lo agora. Tentei desmitificar alguns pontos, e contradizer certos preconceitos veiculados pela mídia.
Os mitos são: o crime organizado é, tal qual o roubo de galinhas, causado pela desigualdade social; os celulares foram o ponto chave desta rebelião; o PCC é uma organização simplesmente criminosa, que luta simplesmente por poder. Também vou comentar outros pontos, mais controversos, com o que eu penso sobre o assunto. Antes de mais nada, contudo, gostaria de pedir a todos que lêem isto que observem a realidade, vejam os nexos das ações, e tentem tirar conclusões a partir disso. Em seguida, que testem suas conclusões, tentando quebrá-las, sendo como se fosse o inimigo retórico de si mesmo. Eu fiz-me passar por esse processo antes de escrever o presente artigo.
Começo adicionando alguns elementos. O primeiro são seis artigos selecionados retirados do estatuto do PCC (coloquem os sics à vontade; são muitos e tive preguiça):
“1. Lealdade, respeito, e solidariedade acima de tudo ao Partido
2. A Luta pela liberdade, justiça e paz
5. O respeito e a solidariedade a todos os membros do Partido, para que não haja conflitos internos, porque aquele que causar conflito interno dentro do Partido, tentando dividir a irmandade será excluído e repudiado do Partido.
7. Aquele que estiver em Liberdade “bem estruturado” mas esquecer de contribuir com os irmãos que estão na cadeia, serão condenados à morte sem perdão
15. Partindo do Comando Central da Capital do QG do Estado, as diretrizes de ações organizadas simultâneas em todos os estabelecimentos penais do Estado, numa guerra sem trégua, sem fronteira, até a vitória final.
16. O importante de tudo é que ninguém nos deterá nesta luta porque a semente do Comando se espalhou por todos os Sistemas Penitenciários do estado e conseguimos nos estruturar também do lado de fora, com muitos sacrifícios e muitas perdas irreparáveis, mas nos consolidamos à nível estadual e à médio e longo prazo nos consolidaremos à nível nacional. Em coligação com o Comando Vermelho – CV e PCC iremos revolucionar o país dentro das prisões e nosso braço armado será o Terror “dos Poderosos” opressores e tiranos que usam o Anexo de Taubaté e o Bangú I do Rio de Janeiro como instrumento de vingança da sociedade na fabricação de monstros. “
Qual a conclusão que se tira desses artigos? A primeira coisa que me veio à cabeça foi a semelhança desse estatuto com o código penal cubano (que você pode ver em http://www.cubanet.org/ref/dis/codigo_penal.htm). A segunda foi que os itens 15 e 16 deixam claro, óbvio e explícito o objetivo dessa entidade: a luta de classes. Isso se torna mais patente com a recente divulgação pela revista Veja de que um líder do PCC manteve contato para auxílio logístico por parte do MST, outra entidade cujo objetivo está na luta de classes.
Um detalhe: tal qual Stálin, Hitler, Mao e Pol Pot, o PCC também diz defender a paz, a justiça e a liberdade. Nesses últimos dias, tiraram-nos a paz, zombaram da justiça e cercearam nossa liberdade com seus atentados. Ao que parece, querem a paz para tomar sol e trepar (nome carinhoso para “visitas íntimas”), a justiça abrindo-lhes as pernas tais quais as prostitutas das visitas, e a liberdade para comandar ataques quando quiserem.
O segundo elemento é que Marcola, líder do PCC, já leu três mil livros, entre os quais grandes obras do pensamento socialista (Marx, Lênin, etc.), da literatura (Dante) e da estratégia (Sun Tzu). Isso, além de reforçar a tese do PCC como instrumento de luta de classes, tem outra decorrência: se Marcola, criminoso convicto, tem tanta cultura, como podemos dizer que a criminalidade organizada se deve à falta de educação? Eu, que dedico minha vida aos estudos, não tenho em conta tantos livros lidos quanto esse homem.
Agora eu faço um convite à investigação: como Marcola tomou contato com tudo isso? Afinal, para um estudo tão direcionado, é necessário que ele tenha sido tutorado por alguém. Alguém precisou dizê-lo o que ele precisava ler. E não é só Marcola, livros desse tipo já foram apreendidos diversas vezes em posse de líderes do PCC e do Comando Vermelho carioca, aliado do PCC. Muitos desses livros encontrados eram edições raras, muitas vezes de circulação interna de partidos e organizações de esquerda brasileiros como o PC (o Partidão). Bom, esse elemento novo que eu usei para completar o parágrafo dá uma pista: como um livro de circulação interna de um Partido iria parar na mão da organização criminosa? Três possibilidades:
1) Um membro do partido o entregou a um membro da organização criminosa;
2) A organização criminosa é um braço armado — pretensa e fingidamente sem objetivos políticos — do partido;
3) Em uma ação, a organização criminosa roubou os livros do partido.
A possibilidade 3 é um pouco estranha, já que livros teriam muito pouco valor comparados a drogas, dinheiro e outros bens que poderiam ser encontrados no esconderijo de um partido comunista ilegal. Além disso, eu disse esconderijo. Não era fácil para o Estado encontrar tais esconderijos, seria muita sorte roubar várias vezes justamente sedes de partidos comunistas. E, como disse-me um funcionário do Google, probabilidade é uma ciência, confiar em um método que dependa de uma probabilidade alta não é o mesmo que confiar na sorte. Logo, afirmo que a possibilidade 3 não pode ser chamada assim. É uma especulação impossível, no máximo.
Assim sendo, tanto a possibilidade 1 ou a possibilidade 2 levam a conclusão de que foram os partidos e organizações de esquerda que propiciaram o aparelho estratégico do crime organizado.
Mais um ponto que liga o crime organizado à esquerda nacional: Lula, Frei Betto, um diretor do DCE da Unicamp, e outras pessoas de esquerda consideraram o ato uma insurreição causada, em última instância, pela desigualdade social. Como o grande mote da esquerda é eliminar a desigualdade social, eu especulo que tudo isso é benéfico a ela. O crime organizado, dessa forma, privilegia a esquerda. Eu já afirmei-o diversas vezes em meus artigos, mas faço-o novamente: esse determinismo é injusto com a grande parcela pobre da nossa população. A fundo, isso é chamar todo pobre de criminoso em potencial. Voltando um pouco, ouvi de um vereador de Santos pelo PT, à época professor de história, a seguinte estória sobre uma eleição a prefeito de São Paulo: FHC, Suplicy e Jânio Quadros eram os candidatos. Jânio passou a campanha inteira dizendo que comunistas eram ateus e imorais. FHC era o líder disparado nas pesquisas quando, no último debate, Boris Casoy perguntou-lhe se acreditava em Deus. Ao se constranger a responder, imediatamente a população ligou o ateísmo comunista a FHC, em um non sequitur generalizado, e Jânio ganhou a eleição. Conto essa porque, há vinte anos, a esquerda brasileira diz que o problema da criminalidade é a desigualdade social. De repente, surge um evento da magnitude que houve, as sinapses subconscientes são acordadas, e a população tem um estalo, achando que chegou àquela brilhante conclusão sozinha.
Contudo, a solução que o nosso sapientíssimo Estado encontra é bloquear celulares. Li, recentemente, o livro “A Nova Era e a Revolução Cultural”, de 1996, que já comentava os inúmeros ataques coordenados e simultâneos do Comando Vermelho. Naquela época, celulares eram raros. Não havia sido criada a “banda B”, e o celular passava pela mesma burocracia estatal que o telefone fixo para ser recebido, tornando quase impossível para um presidiário conseguir um. Em todo o mundo havia 137 milhões de celulares e, nesse mesmo ano, foram realizadas apenas 780 mil ligações de celular no estado de São Paulo. Sem contar que não existia o negócio pré-pago, e o custo era muito superior. Cortar celulares voltará as organizações criminosas ao estado tecnológico que tinham há 10 anos, mas não impedirá ações organizadas.
A única solução que eu vejo é a seguinte: decretar o PCC, CV, organizações correlatas e todas aquelas que lhes dão apoio (incluindo, por exemplo, o MST) organizações terroristas. Criar prisões de segurança máxima tais Guantánamo para abrigar seus líderes. Garantir-lhes somente os direitos fundamentais do cidadão, a saber: vida, integridade física, expressão, saúde e alimentação; alienando-lhes todos os outros. Terrorista geralmente é combatido com as Forças Armadas, e assim deve ser feito. Toda apologia de qualquer uma dessas organizações deve ser considerada “apologia do crime” e, portanto, um crime por si só qualificado.
Tudo isso pode resolver o problema, mas ainda há um risco nisso. Foi-me ensinado no catolicismo que a linha entre virtude e pecado é muito tênue. Por exemplo, a humildade é uma virtude enquanto a modéstia é uma falha. Ao considerar crime a apologia dessas organizações, temos que tomar cuidado para não sairmos considerando crime qualquer opinião um pouco mais polêmica. Ao tratarmos o terrorismo com firmeza, temos que tomar cuidado para não romper o sigilo e a vida privada dos cidadãos, nem dar tratamento marcial a homens inocentes. Ao exigirmos rigor contra o crime organizado, não podemos deixar subir ao poder um fascista. Ao alienar direitos de terroristas, não devemos tirá-los de nós mesmos. Urge, contudo, atacar frontalmente o crime organizado.
Eliminar essas organizações do convívio social e desmembrá-las. Só isso poderá nos dar as verdadeiras paz, justiça e liberdade.
[…] Mas voltemos ao ponto central. Eu, que não sou especialista em nada, talvez apenas em cultivar uma esfera abdominal (a única coisa que posso garantir que faço com maestria e que você pode confiar em mim para sua execução), acho que pela primeira vez o Lula fez uma declaração acertada. Eu poderia até entrar em outras implicações relativas a isso, por exemplo: como foram absurdamente coincidentes os discursos do Sérgio Cabral e do Lula e porquês possíveis disso ter acontecido, mas não é esta a hora. Não com pessoas morrendo em ônibus inflames e nas favelas sitiadas. Eis que, então, um “especialista” solta essa! (As críticas de outros presentes no artigo são muito pertinentes, mas as do juiz Maierovitch são todas deprimentes, e a pior delas é a que dá o título à reportagem). De pronto, ele retira qualquer possibilidade de filiação ideológica. Podem morrer todos do PCC, mas a causa tem que continuar viva e imaculada. Não importa que o PCC afirme, com todas as letras, que pratica a luta de classes. Não adianta Marcola ser mais versado em marxismo que grande parte de nossos professores universitários. O que eles fazem é crime organizado, seu único objetivo é o lucro, e o lucro… ora essa! — é coisa do capitalismo! A culpa é do capitalismo!!! Em meu último artigo (http://lpereira.freehostia.com/blog/2006/12/31/146/ ), demonstro a natureza revolucionária (e, por conseguinte, ideológica) do PCC. O que eu fiz não é nenhuma novidade, Olavo de Carvalho, em 1997 já havia feito análise semelhantíssima com respeito ao Comando Vermelho em “A Nova Era e a Revolução Cultural”. […]
Olá Luís,
Bom saber que aquela não foi sua derradeira nota política. Este artigo está muito esclarecedor, pois foi muito bem escrito. Parabéns!
A maneira como você nos permitiu enxergar em grupos como o PCC, a mais nítida tática de guerrilha, e uma ideologia que se assemelha ao comunismo, permite inferir porque esquerdistas em geral são tão coniventes com criminosos.
Aproveito e faço críticas aos liberais em geral. Permitimos que socialistas aparelhassem o uso do termo “direitos humanos”, que nasceu nas hostes liberais. Com a finalidade de proteger bandidos, os direitos humanos são compreendidos pelo público como dilentantismo moral, pois não são exercidos para a proteção das pessoas de bem. Como nós nos reportamos, em maioria, às questões econômicas, todas as pessoas favoráveis ao direito natural à vida e à liberdade, estarão mais próximas do pensamento de esquerda, que enfatiza a noção de justiça social com mais acuidade. Esquerdistas também estão ao lado dos jovens, nos livros escolares e na tríade “sexo, drogas e rock’n roll”. E aonde estarão os liberais?
Assim não chegamos a grande massa. Como identificar liberais e conservadores com a vida e a liberdade, se os esquerdistas deturpam a história e os conceitos?
Abraços.